O suspense Noir de Siodmak

Um dos maiores diretores de filmes Noir (são doze, no total - mais do que qualquer outro diretor que tenha trabalhado no gênero), tendo decolado a sua carreira principalmente durando a décadade 40, Robert Siodmak é considerado um especialista em suspense. 

Com a ascensão nazista, o então rapaz alemão, nascido em Dresden e de origem judia, forja a sua origem com a intenção de obter um visto e partir rumo à Paris, o que consegue, alegando ser um americano de Memphis.


Após rodar vários filmes B, em 1943 assina um contrato com a Universal realizando um ano após o seu primeiro Noir, "Lady Fantasma", com a produção de Joan Harrison, a primeira executiva da Universal e ex-secretária e assistente de roteiro de Alfred Hitchcock. Bem recebida pela crítica hollywoodiana, a sua obra alcança maiores dimensões técnicas e estéticas, culminando o seu estilo urbano e sombrio - rico em jogos de contraluz - no clássico "The Killers", em 1946, cujo enorme sucesso de bilheteria aliada à habilidade de descobrir e orientar atores como Burt Lancaster, Ava Gardner, Olivia de Havilland, entre outros; lhe rende a indicação ao Oscar de Melhor Diretor naquele ano.
Ava Gardner, um dos mitos
do cinema que alça carreira
 após o reconhecimento pela
atuação em The Killers

O estilo Noir, no entanto, não era popular entre o público americano, que o considerava "diferente" e com o desenrolar deste agravante, Siodmak deixa Hollywood em 1952, sendo um dos primeiros diretores refugiados à regressar à Europa após filmar nos Estados Unidos.

Burt Lancaster, com o qual
Siodmak realizou 3 filmes
"Die Ratten", o seu primeiro filme de regresso à República Federal da Alemanha, ganha o Urso de Ouro, em 1955, durante o Festival de Berlim e dois anos após, "The Devil Came at Night", baseado na história do serial killer Bruno Lüdke, é nomeado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em 1967 volta à Hollywood, onde realiza alguns trabalhos, porém resguarda a sua carrega à Europa. Em 1973, sete semana após a morte de sua esposa, Robert Siodmak morre, deixando o legado de uma extensa e peculiar filmografia.